Teoria e prática são diferentes?

Quem ama a prática sem teoria é como o marinheiro que embarca sem leme e sem bússola e nunca sabe para onde lançar.

-Leonardo da Vinci



Se você não tem uma direção ou um objetivo claro definido para o futuro, é mais do que provável que se sinta perdido. Você não saberá por que está se esforçando em algo e se sentirá desmotivado. A pergunta crucial que você precisa responder é:

"Qual é o objetivo disso?"

Você pode aprender todas as habilidades técnicas que desejar. Você pode aprender todas as teorias e compreender o conceito até o âmago. Mas de que adianta se você não sabe o que fazer com isso?

Quando você aprender algo, pense no objetivo final em mente. Pense no quadro geral e como isso se aplicará à sua vida. Aprender não é sobre memorização e definição. O aprendizado fica mais interessante quando você pode aplicá-lo na vida real.

Livros didáticos são entediantes, mas quando você vê a transferência de informações dos livros para o mundo real, é muito mais emocionante. Por exemplo, aprender sobre as especificidades e o jargão da codificação é difícil e tedioso, mas quando você está realmente criando um produto ou um serviço com seu conhecimento, fica muito mais estimulante.

Você deve compreender os fundamentos, para que possa começar. Então, ao se deparar com um obstáculo, você pode descobrir o que precisa aprender e aprender na hora certa. Acho que esta é uma forma muito eficiente de aprender e praticar simultaneamente.

Não estou dizendo que você também não deve aprender por aprender. Nem tudo precisa ser colocado em prática, mas meu principal ponto é dizer que aprender fica mais fácil se você tem algo que deseja criar. Ele permite que você divida seu processo de aprendizagem e alivia a tensão mental que você coloca em si mesmo quando deseja alcançar aquele resultado final.

Imagine o objetivo final em sua cabeça e crie-o na vida real. Este último não pode existir sem o primeiro. Como você pode criar algo que não consegue imaginar?

Pratique a aplicação do que você aprendeu. Coloque a teoria em prática. Esteja preparado para falhar e encontrar resultados inesperados, mas entenda que todos serão experiências de aprendizado.

“Em teoria não há diferença entre teoria e prática. Na prática, sim.”

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo